Resultados na presença de resistência ao escoamento

Para análise da eficiência dos modelos de acelerador, com cargas na zona mais estreita do canal oferecendo resistência ao escoamento, as seguintes características foram traçadas:

  • Característica da relação Vt/Vc entre a velocidade do escoamento Vt medida antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3) na zona mais estreita do canal e a velocidade da corrente Vc, em função da velocidade da corrente Vc.

  • Característica da pressão P medida transversalmente em relação à direcção do escoamento antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3) na zona mais estreita do canal, em função da velocidade da corrente Vc.

  • Característica da pressão P medida transversalmente em relação à direcção do escoamento antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3) na zona mais estreita do canal, em função da velocidade do escoamento Vt no mesmo ponto.

  • Característica da carga disponível -DH antes da turbina, em função da velocidade do escoamento Vt, dada pela expressão -DH = (Vt2/2g) + P/g .

 

Carga L1

58% obstrução

Carga L2

72% obstrução

Carga L3

82% obstrução

Carga L1

58% obstrução de área

 

Carga L2

72% obstrução de área

Carga L3

82% obstrução de área

Análise de Resultados na presença de Cargas oferecendo Resistência ao Escoamento
  • O Modelo A1 gera para uma determinada velocity de corrente Vc, maior velocidade de escoamento Vt e pressão transversal P na zona mais estreita do canal antes de uma determinada carga específica que o Model A2. Consequently the available head -DH before a specific loading is higher for Model A1 than for Model A2. The results confirm that Model A1 is more efficient than Model A2.

  • Para uma determinada velocidade de corrente Vc, a velocidade de escoamento Vt pela zona mais estreita do canal é tanto maior que menor for a resistência ao escoamento da carga aí colocada.

  • Quanto maior for a resistência da carga ao escoamento, maior o limiar de velocidade de corrente Vc a partir do qual é verificado escoamento pelo canal. Segundo os resultados obtidos, obstruindo cerca de 82% da área do canal (Carga L3), o limiar de velocidade da corrente Vc a partir do qual é verificado escoamento pelo canal é cerca de 1 m/s (2 nós) para o Modelo A1 e cerca de 1,25 m/s (2,5 nós) para o Modelo A2. O limiar de velocidade da corrente Vc a partir do qual é verificado escoamento pelo canal tende para 0,75 m/s (1,5 nós) ou para 0,5 m/s (1 nó) para o Modelo A1 respectivamente com cerca de 72% de obstrução (Cargas L2) ou 58% de obstrução (Carga L1) do canal.

  • Para uma determinada velocidade de corrente Vc, a carga disponível -DH imediamente antes da turbina, é praticamente independente da sua resistência ao escoamento (L1, L2 ou L3), sendo equivalente à carga disponivel na zona mais estreita do canal na ausência de resistência ao escoamento. Isto será apenas válido para cargas que não provoquem uma elevada obstrução, não implicando a rejeição de escoamento pelo canal. A seguinte tabela resume os resultados obtidos com o Modelo A1, para velocidades de corrente de 1,25 m/s (2,5 nós) e 1,75 m/s (3,5 nós).