Para
análise da eficiência dos modelos de acelerador, com cargas na
zona mais estreita do canal oferecendo resistência ao escoamento,
as seguintes características foram traçadas:
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Característica
da relação Vt/Vc entre a velocidade do escoamento Vt
medida antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3) na zona mais
estreita do canal e a velocidade da corrente Vc, em função
da velocidade da corrente Vc.
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Característica
da pressão P medida transversalmente em relação à
direcção do escoamento antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3)
na zona mais estreita do canal, em função da velocidade da
corrente Vc.
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Característica
da pressão P medida transversalmente em relação à
direcção do escoamento antes da carga (para as cargas L1, L2 e L3)
na zona mais estreita do canal, em função da velocidade do
escoamento Vt no mesmo ponto.
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Característica
da carga disponível -DH
antes da turbina, em
função da velocidade do escoamento
Vt, dada
pela expressão -DH
= (Vt2/2g) + P/g
.
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O
Modelo
A1 gera para uma determinada velocity de corrente Vc, maior
velocidade de escoamento Vt e pressão transversal P na
zona mais estreita do canal antes de uma determinada carga específica
que o Model A2. Consequently the available head -DH
before a specific loading is higher for Model A1 than for Model A2.
The results confirm that Model A1 is more efficient than Model A2.
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Para
uma determinada velocidade de corrente Vc, a velocidade de
escoamento Vt pela zona mais estreita do canal é tanto maior
que menor for a resistência ao escoamento da carga aí colocada.
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Quanto
maior for a resistência da carga ao escoamento, maior o limiar de
velocidade de corrente Vc a partir do qual é verificado
escoamento pelo canal. Segundo os resultados obtidos, obstruindo cerca
de 82% da área do canal (Carga L3), o limiar de velocidade da
corrente Vc a partir do qual é verificado escoamento pelo
canal é cerca de 1 m/s (2 nós) para o Modelo A1 e cerca de 1,25 m/s (2,5
nós) para o Modelo A2. O limiar de velocidade da corrente Vc a
partir do qual é verificado escoamento pelo canal tende para 0,75 m/s (1,5
nós) ou para 0,5
m/s (1 nó) para o Modelo A1 respectivamente com cerca de 72% de
obstrução (Cargas L2) ou 58% de obstrução (Carga L1) do canal.
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Para
uma determinada velocidade de corrente Vc, a carga disponível -DH
imediamente antes da turbina, é praticamente independente da sua
resistência ao escoamento (L1, L2 ou L3), sendo equivalente à carga
disponivel na zona mais estreita do canal na ausência de resistência
ao escoamento. Isto será apenas válido para cargas que não
provoquem uma elevada obstrução, não implicando a rejeição de
escoamento pelo canal. A seguinte tabela resume os resultados
obtidos com o Modelo
A1, para velocidades de corrente de 1,25 m/s (2,5 nós) e 1,75 m/s (3,5
nós).

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